segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A importância da participação popular -Vereador é cassado....



“Em decisão unânime a Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto cassou o mandato de Oliveira Junior (PSC), neste sábado (1º), em Ribeirão Preto.
O ex-vereador perdeu o cargo por quebra de decoro parlamentar, por dirigir alcoolizado e ter desacatado policiais. A acusação de manter uma funcionária fantasma em seu gabinete foi descartada.descartada.;Entenda os fatos lendo AQUI


É! Aqui em casa votamos nele, acreditamos nele e contávamos com seu empenho em resolver as questões da cidade, e cumprir sua plantaforma de campanha. Mas não quero ser mais um dos cidadões ‘sentando a ripa’ no agora ex-vereador cuja carreira acompanhei anos a fio atravez da mídia e aprendi a admirar e a quem confiei meu voto. Errar todos erram, e o problema reside em ‘não se deixar apanhar em erro’, todos  sabemos disso, e muitos escalam cargos politicos apenas para garantirem beneficios pessoais. Prova disso são  os exorbitantes salários e benefícios pagos regiamente a  eles, e o minimo que se espera é que não nos desapontem..
 Também não é sobre isto que quero falar agora.
  O quero destacar aqui é exatamente a força que levou a edilidade a chegar neste veredicto e dar de forma rápida, uma resposta a população. 
Nas minhas ações comunitárias, é comum ouvir queixas azedas de munícipes desgostosos com pouco caso, má vontade politica que refletem nas necessidades básicas do cidadão comum.Mas esse mesmo cidadão que reclama, demonstra uma enorme dificuldade em sair da sua ‘comodidae’ e ir à “luta”em prol de todos. Só se reclama quando oproblema lhe bate à porta.
Assim é nas inumeras conferencias da cidade, pelos mais diferentes motivos, como Saude, Cidadania, Educação, Cultura, Habitação, Esporte, e Laser.
Existe uma cultura ou melhor uma contra cultura onde os municipes creem ser seu direito receber de ‘mãos beijadas’ seus provimentos, sem que nenhum esofrço tenha despendido para isso.”Eu preciso; O governo tem que me dar, e ponto final. Me diga onde eu pego que vou lá buscar”.

Certo! Mas e como tudo isso foi  pensado, planejado, conquistado, construído, organizado, para a distribuição entre a população¿ 
Quais as leis, que regulam?
A quem é destinado, Qual a melhor forma de se fazer¿ Enfim, O que, Por que, Para quem , Como, e Quando¿
Se eu não me inteirar de como funciona uma máquina administrativa do tamanho da que administra a minha cidade, se eu não me interesso, não participo, não opino, onde fica meu direito a criticar, a cobrar, melhorias, transparência, equidade¿

Um pensamento bem preocupante, que cansei de ouvir, foi:”Eu não vou a uma sessão da Camara, ou  a uma reunião da minha comunidade, porque eu não entendo nada do que eles falam! Ou o que é pior: Chego lá e fico ouvindo uma falação..."
Gente!
"Eles," os que falam, são pessoas como nós, que tomaram a si a dura responsabilidade da condução das coisas importantes na direção da cidade. "Eles" os que falam, são nossos representantes. O mínimo que me cabe é ouvi-los!
Se eu não participo, nunca vou entender mesmo, mas também ninguém espere compreender tudo de uma só vez, é necessário se familiarizar e cada um tem o seu proprio tempo.
 Conhecer nossas leis, ler jornais, ouvir atentamente os noticiários, (gastamos tantas horas  diante de uma TV, ) mas quão pouco aproveitamos para nossa vida prática¿ Pergunte a qualquer vizinha, sobre um artista da hora, sobre os atores das novelas, e rapidinho alguém dirá quem casou, com quem, quem separou de quem, na vida real. Mas qual a relevancia disto em nossas vidas?
Mas se lhe perguntarem quem compõe os Conselhos da sua comunidade, ficarão com 'cara de paisagem'! 
Nem sabem do que  se etá falando! 
Quantas vezes  ouvimos ou vemos queixas contra o sistema de saúde, de educação, habitacional, sem atentar que em cada equipamento desses há um conselho formado tanto por usuários, como or funcionários, que juntos tentam solucionar problemas e melhorar o desempenho dos equipamentos sociais¿

Hoje mesmo vi no jonal local, pacientes do SUS, reclamando pela falta de aparelhos de Raio “X”, e demora na fila de espera para este atendimento; mas quantos que como eu ouviram a reportagem e perceberam o por que dessa¿ 
Um aparelho novo, veio com defeito e foi reenviado ao fornecedor para troca ou reparo, enquanto o outro desativado, tem suas instalações  sob reforma, o que certamente constitui melhorias na qualidade do atendimento no PS central.

Não notei em nenhum dos depoimentos um só sinal de tolerancia, e compreensão. 
Todos querem chegar e serem atendidos imediatamente. 
Mas o que fizeram, como contribuiram para melhorar o acolhimento, o atendimento nas unidades de seu bairro¿ 
De quantas reuniões participaram¿Conhecemos conselheiros que os representam? Projetos, dificuldades e conquistas?
Eu sei. 
Não tiveram tempo, não foram avisados, nem sabiam que podiam participar!
E agora¿ Podemos dizer sem culpa que a ‘falta de vontade politica’ é somente dos nossos representanates¿ 
Nós também fazemos politicas o tempo inteiro, mas como diz o velho ditado, sempre “puxando” a brasa para a nossa sardinha.

A responsabilidade também é nossa, é de cada um de nós, é de todos nós. É na união que demonstramos a nossa força, para defendermos os nossos interesses, e podemos dizer aos nossos escolhidos, o que, como, quando , a quem queremos ter os recursos, as mnudanças, as melhorias em NOSSA cidade. Não existe milagres, mas nós podemos dar nossa contribuição na construção de um mundo cada vez melhor, basta termos vontade politica-cidadã.

Parabéns aos componentes da ONG, que fecharam cerco em torno da questão; parabéns aos nossos representantes que não nos decepsionaram!

Ao nosso ex-vereador, fica a nossa decepção e torcida que possa aprender com essa amarga lição, cumprir a penalização, e retornar depois, podendo resgatar perante os seus eleitores a sua imagem de homem público. Sempre fico muito penalisada quando vejo alguém perder a chance de fazer a coisa certa. Mas errar é humano, e sempre se pode retornar sobre os proprios passos ,num novo recomeço. Fica a nossa torcida! Deus  ampare!          



Nenhum comentário: