quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Estáis em férias? Não se esqueça das Boas Maneiras!



Nas férias, não deixe de lado as boas maneiras!
Esse período que antecede a virada do ano, quase todo mundo já está descansando e fazendo planos para respirar novos ares e renovar as energias para ano novo, o que é mais do que saudável e recomendável, afinal, daqui a pouco a rotina começa novamente. O que não podemos deixar de lado, nunca, jamais, são as boas maneiras - essas devem fazer parte do nosso cotidiano nos 365 dias do ano.

Então, vamos a algumas dicas!

Visita

Nada como esse período para rever as pessoas queridas, colocar o papo em dia.

Se você pretende visitar uma pessoa amiga, não apareça de surpresa na casa dessa pessoa, porque, para você, a surpresa poderá ser boa, talvez para quem te receba, não. Aliás, nada pior do que receber uma visita em horário inapropriado.

A boa visita é aquela que agenda previamente quando irá lhe visitar. Um exemplo: Você pretende ir na casa do seu amigo no sábado? Liga para ele durante a semana e pergunta se ele pode recebê-lo no sábado, por volta de tal hora. Uma ação simples, que tende a evitar surpresas desagradáveis.

Ok, tudo certo! No sábado, você irá à casa do seu amigo jogar conversa fora. Tenha em mente o seguinte: A boa visita é aquela que, ao sair, já deixa saudades. Existe coisa mais chata do que a gente ter que chegar ao ponto de colocar uma vassoura atrás da porta para a visita ir embora?

Faz parte da boa educação de quem recebe, convidar a visita para jantar, para ficar um pouco mais... mas isso é por pura educação, e não desejo! Agradeça, diga que volta em outra oportunidade, por mais tempo, e tchau!

Se você vai para almoçar, jantar ou tomar um lanche, leve algo, como um refrigerante, um bolinho de padaria, enfim...não chegar de mãos abanando é bastante simpático.

Visita para um final de semana

Seu amigo tem um sítio ou uma casa na praia, e você está a fim de passar um final de semana por lá, mesma coisa: ligue antes, pergunte se não haverá inconveniente e, em caso de sinal verde, primeira coisa: deixe claro até quando pretende ficar. Já pensou um hóspede que você não sabe quando vai embora?

Eu e meu marido temos uma teoria: "Visita é igual a peixe: depois de três dias começa a feder!". E é verdade. Dois ou três dias são mais do que suficientes para matar as saudades e colocar os assuntos em dia.

Se for o caso de você estar recebendo alguém, e ela não informar quanto tempo pretende ficar, pergunte sutilmente.

Ao chegar, nada de ficar espalhando objetos de uso pessoal pela casa ou pelo banheiro, a não ser que você tenha um banheiro só para você. Ainda assim, procure deixar os seus pertences de forma organizada.

Outra: chegar na casa dos outros e começar a mexer em tudo, nem pensar! Aqui em casa, por exemplo, duas coisas me fazem rosnar: meus CDs e o micro! Meu escritório é meu território sagrado. No máximo, eu deixo a visita checar seus e-mails pessoais e só!

Diga a seu hóspede sobre seus horários, o funcionamento da casa, a que horas fecha a portaria, enfim, o funcionamento da casa. É importante que a pessoa se sinta à vontade. Cabe a ela a promoção de seus próprios limites.

Um abração!

Nenhum comentário: