quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Adeus a Wando



  Wando





Nascido em 1945 Cajuri, interior de Minas Gerais como Vanderley Alves dos 
Reis, Wando mudou-se ainda criança para Juiz de Fora. Da capital da Zona da Mata, ele foi para Volta Redonda (RJ), onde trabalhou como feirante, entregador de leite, vendedor de jornal e caminhoneiro. De lá, partiu para Congonhas, onde aprendeu a tocar violão e passou a viver de música com o conjunto Escaravelhos. Nos anos 1970, se mudou para São Paulo para investir na carreira. 





Em 1973, ele lançou seu primeiro disco,  Glória a Deus e samba na terra. O trabalho, que trazia o sucesso O importante é ser fevereiro, seguia a linha aberta por Caetano Veloso e Chico Buarque. A guinada para o som romântico e brega veio com o disco seguinte, que levava seu nome. Na sequência, veio a consolidação da carreira com mais onze discos, como Gosto de maçã, de 1978, Gazela, de 1979,Vulgar e comum é não morrer de amor, de 1985 e  Ui: Wando paixão, lançado em 1986.

Em 1988, o disco O mundo romântico de Wando trouxe Fogo e paixão, sua música de maior destaque na carreira. A letra é marcante e conhecida até por quem não está familiarizado com a carreira do cantor: "Você é luz, é raio, estrela e luar / manhã de sol, meu iá iá meu iô iô". 



Mas mais do que as músicas, o que realmente levou o cantor para o estrelato foi uma jogada de marketing com calcinhas. A atitude de distribuir as peças íntimas surgiu em 1987 e acabou virando marca registrada de Wando, que sempre recebia de volta das fãs várias calcinhas durante seus shows. Ao longo dos anos, ele garantia ter juntado mais de 17 mil peças e pensava em fazer um museu.






Wando era casado desde 2005 com a belo-horizontina Renata. Ele dividia seu tempo entre o Rio de Janeiro, onde mantinha uma base de negócios, e a capital mineira, onde mora com a mulher e a filha Maria Sabrina, de cinco anos. Ele tinha outros três filhos e oito netos. Seu último disco de inéditas foiFêmeas, de 2001. 






Mesmo sem lançar um trabalho novo há mais de 10 anos, Wando mantinha uma agenda agitada de shows e apresentações. A internação por problemas cardíacos deixou os fãs em suspenso, mas no domingo, 5 de fevereiro, o cantor divulgou um bilhete que garantia o seu retorno. "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!", disse. Mas o coração, cansado de bater por amor, não aguentou esperar. 


 Morreu hoje, às 8 horas, o cantor Wando, de 66 anos, que estava internado no Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais 







Obrigada  Wando!




Adeus!!!



















Nenhum comentário: