domingo, 15 de abril de 2012

Apenas uma noite e nada mais. Dama da Noite
















Ganhei uma pequena muda de minha mãe-sogra, plantei inicialmente num vaso, mas achei que ela estava acanhada ali, e resolvi transplantá-la direto no chão. E ela agradeceu crencendo, expandindo tomando conta do espaço. Precisei colocar estacas de sustentação. No primeiro ano deu apenas uma flor, que só descobri no dia seguinte quando apreceu murcha. Passado uns meses lá estavam mais tres flores também murchas. Aí fui pesquisar e descobri que era uma cacto orquidea noturna.





No mes em que minha sogra Magólia Fomm adoeceu e partiu ela se encheu com 17 botões, que se abriram na noite em que ela faleceu. Mas logo em seguida, não deixou mais de florecer.




É típica do verão, mas por enquanto tem florecido em todas as estações, até na chuvosa, talvez porque por aqui temos tido as quatro estações simultaneamente e tem estado muito quente o tempo todo. Se esfria são apenas por algumas horas e pronto. Além de que por diversas vezes foi anunciado tempreratura e clima semelhantes ao de um deserto.


Estas fotos eu consegui tirar com celular eram mais de trinta.







  A dama da noite é uma flor incomparável, grande e de perfume intenso. Toda essa exuberância dura apenas uma noite de verão.



 A flor se abre após o pôr-do-sol e quando o sol chegar novamente já terá cumprido seu ciclo.
Também conhecida como Epiphyllum oxypetalum, cacto orquídea, orchid cacti e leaf cacti.


Agora mesmo, ela está cheia de botões após menos de um mes que tirei estas fotos.
Resolvi compartilhar com voces essas belezinhas!

Botânicos descobriram uma orquídea que só abre as suas pétalas de noite. A nova espécie, Bulbophyllum Nocturnum, é o primeiro exemplo conhecido pela ciência de uma espécie de orquídeas cujas flores abrem de noite e fecham de manhã, durando apenas uma noite.

2 comentários:

Flora Maria disse...

Vim agradecer sua visita !
Essa flor é maravilhosa e imagino a beleza de ter 30 florindo !
Meu pé só deu poucas de cada vez, e no ano passado não floresceu...

Acho que vou seguir sua idéia e colocá-lo no chão!

Beijo

Mamuska Fomm disse...

Ela vai lhe agradecer com muitas flores.
Boa sorte!
bjks!