segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Que saudades dos Homens dos tempos da Honra do “Fio de Bigode”!


Especial

O líder do partido no Senado, Walter Pinheiro, anunciou coleta de assinaturas para instalar comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar as relações do bicheiro com o senador Demóstenes Torres, por exemplo.



 TÃO VERGONHOSO para um cidadão brasileiro que foi criado e educado sob a disciplina dos pais de familias do século passado, filhos e netos dos Homens dos tempos da Honra do “Fio de Bigode”!


Para os homens dessa época um fio de bigode vale mais do que qualquer contrato escrito, palavra dada é palavra de honra, palavra de cavalheiro.

Digo VALE,  porque a maior herança que nossos pais puderam deixar para seus filhos e netos nãoforão as coisas materiais, passageiras e terrenas. Para os homens desse tempo o que realmente importa, e que ninguém pode nos tirar, independentemente de crise econômica , catástrofes da Natureza é a educação e a formação do ser humano.
É nela que consiste a HONRA de um homem, do seu nome de sua familia.
São ensinamentos passados aos filhos desde o berço, passando pela  a educação escolar  primária até a superior, não pode ser roubado de ninguém.
É a base de principios morais/intelectuais que dignificam os valores da vida do ser humano, válidos por toda vida, passando para as  gerações futuras.
Quem recebeu esses ensinamentos, carrega uma bagagem invejável e industrutiva, incorruptivel.
Segundo esses homens, a palavra de um homem deste quilate, vale mais que um documento escrito, e representam cmpromissos de honra inestimável. Conhecido como ‘palavra de honra’.
A origem da expressão, segundo os estudiosos teve origem na expressão alemã pronunciada em juramentos: “bi gott”, ou seja: “por Deus”.

Então se era pronunciada sob este poderoso juramento, não havia nada mais a ser dito. Regulamentava-se com um fio de bigode e pronto, estava garantido o cumprimento do juramento.

Mas infelizmente, nos dias de hoje não se pode levar a sério nem mesmo os juramentos feitos em público, e onde jura-se não somente em nome de Deus, mas em nome da honra pessoal (¿), em nome da nossa Carta Mágna.
Estou a falar das vergonhosas atitudes de nossos políticos cujos a cada dia são descobertos e denunciados pelas mídias do nosso país.
São homens que foram eleitos para nos representar no governo, e que nos envergonham e nos assustam diariamente.

O que diriam se pudessem sobre estes os seus ancestrais¿
O que dirão no futuro os seus descendentes  amanhã ao tomarem conhecimento de que houve um tempo em que os homens honravam suas palavras por um “fio de seus bigodes¿”

Talvez a moda de usar bigodes deveria voltar, quem sabe com eles retornaria também a moda de  homens de honra na nossa política!


Nenhum comentário: