sexta-feira, 13 de abril de 2012

versão de valores morais


In

Já tem uns 10 anos, vivencicei  a uma experiencia que marcou minha preocupação com a nossa juventude.

Fazia eu uma das visitas semanais a uma comunidade assistida pelo grupo de voluntários do qual eu fazia parte, quando soube que um garotinho de uns nove anos havia sido detido pelas autoridades policiais, e ficara por lá uns dias até que a situação o levara a isto ficasse exclarecida, e fosse entregue novamente aos seus pais.
Coisa normal e comum se não fosse pela cena  que presencicei; Ao deparar com um clima de euforia e quase felicidade externada por todos da área pelo fato, como se aquilo tivesse sido uma colação de grua, uma espécie de batismo que tornava o garoto uma pessoas especial diferenciado dos demais simplesmente pelo fato de ter sido (segundo palavras deles), preso.



A simples ideia de saber que uma criança houvera cometido uma transgressão que o levara a presença da autoridade policial, me faria perder o sono ou ter pesadelos, para aquelas crianças era motivo de comemoração, não sõ me deixou esterrecida, quanto confusa e entristecida.Ainda trago na memória após tantos anos a imagem daqueles rostinhos  encardidos, olhinhos brilhantes partilhando daquele momento de tão vil gloria daquela criança. Sabe  Deus hoje por onde e como vive!
Só sei que de lá pra cá, tenho observado como alguns valores importantes fora invertidos, e como hoje se aplaude atitudes erradas, de jovens e adultos como se fossem  corretas. A avalanche de violencia praticadas por adolescentes é tão absurda, que chego a pensar estar vivendo numa época errada.
Tenho muita pena da juventude que inverteu valores e seguem sem freio, regras e limites transformando vigor em terror, dor e sofrimento. Tenho pena dos professores despreparados para lidar com esses jovens, que os fazem perder adoçura de ensinar. Tenho penas dos pais, e de sua impotencia, tenho pena das vitimas.

Acredito sim que o bem vence sempre no final, mesmo que tenhamos que caminhar por alamedas obscuras!
O Bem há de prevalecer!

ocê nunca se sentiu como peixe fora dágua? O mundo parece ter mudado muito rápido? Não sentimos pois, a sensação de está tudo equivocado? Essa é a Inversão de Valores.(Aramis de Oliveira Paiva

O comunicador (tanto o transmissor quanto o interlocutor) tem grande responsabilidade pelo conteúdo que está sendo comunicado. 

- A mídia tem que ajudar a desenvolver o pensamento e a atitude crítica no jovem.

Opinião Jovem
Com base nestas informações, questionamos: Qual a influência que os meios de comunicação têm sobre os jovens? Como a imprensa se refere à juventude? 

"Realmente muitos jovens procuram por uma tal de auto afirmação, para que assim, segundo eles, sejam aceitos por seus 'amigos', para que tenham acesso as chamadas 'panelinhas', grupos de jovens, muitas vezes guiados pela mídia mal usada. E Paiva Netto, o grande líder da Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus, chama-nos, falando diretamente ao nosso Espírito, ao combate da mídia ruim, e convoca-nos, a desenvolver nossa Mente e Coração, guiados pelo luzeiro do Nosso Mestre Jesus, sob o Prisma do Novo Mandamento, AMOR, que se manifesta através de nossa intuição, SINTONIA, para que possamos levar a sociedade, CONTEÚDO, transformando-nos, como na citação do Senhor, em verdadeiros apóstolos do Cristo na Terra."

Daniel D'Assis Ribeiro - 22 anos - Montes Claros/MG


“A mídia alienante que envergonha nosso país e os sérios profissionais de comunicação devem rever seu posicionamento diante da juventude. Hipnotizar o jovem hoje é, pelo desamparo moral, ditar o fracasso social do nosso país. Investir com respeito no intelecto do jovem, pela grandeza dos valores humanos e espirituais é a única garantia concreta de uma sociedade digna e justa.” 

Paula Scnhor - 19 anos - São Paulo/SP




"O Líder da Boa Vontade José de Paiva Netto destaca os assuntos da atualidade de maneira fantástica, mostrando o caminho que temos de seguir, baseados sempre no Evangelho e no Apocalipse do nosso Mestre Jesus, mas também abrindo os olhos para a realidade do jovem hoje no mundo inteiro, que está se tornando, cada vez mais, alvo dos meios de comunicação, que o enxergam como número e também passam valores deturpados daquilo que lhes convêm."

"Firmado no princípio de que o ser humano é somente corpo, sexo e intelecto,'ensinam' os jovens a viverem uma vida medíocre, onde assuntos banais e um consumismo desenfreado os distancia de valores realmente verdadeiros, que partem do coração e de uma comunicação que venha a acrescentar num trabalho de expansão da Fraternidade, e não da mentira, da apelação etc. Para que não nos tornemos fantoches desta comunicação materialista, estudemos e trabalhemos pelo crescimento da Comunicação 100% Jesus, para mostrar, debater, ensinar aquilo que venha a acrescentar na vida do jovem, que é hoje tão carente de ensinamentos que o ajudem evoluir. Façamos tudo firmado no Novo Mandamento de Jesus: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, porque só esse amor pode mudar a realidade deste mundo, formando então uma Sociedade Solidária, onde esporte, religião, ciência, filosofia, comunicação etc, sejam vistos como aspectos de uma só Verdade, que é Deus."

"Agradeço ao Irmão Paiva por cada palavra de conforto e de esclarecimento, que sempre vem para nos alertar e nos fortificar mais ainda nessa luta diária que enfrentamos, e que já somos vencedores porque Deus está presente e Jesus vive em nossos corações para sempre."

Lucas Lopes - 18 anos – Ferraz de Vasconcelos/SP




“Penso que o tema exposto, de fato, traz à nossa realidade quanto ao tipo de assunto envolvente na rotina dos jovens, não somente os brasileiros, mas, mundialmente. A questão, no meu ponto de vista, é que somos envolvidos naquilo que nos satisfaz momentaneamente, já que o jovem vive as emoções à flor da pele, portanto esse seria o artifício em foco. A chamada cultura inútil é usada pela mídia em geral, pois retira-nos a capacidade da produção do conhecimento e nos limita em nossa grandeza: a vida 'torna-se-um-conto-de-fadas." 

“Ressalto que no referido texto publicado pelo Observatório da Imprensa, fica evidente o tipo de mídia que atrai a juventude. Todavia e infelizmente, muito mais agrada alguns grandes veículos de comunicação ter pontos de Ibope (conquistados por meio dessa gente moça). A questão para esse tipo de mídia não é se preocupar a cerca de perspectivas, de novos paradigmas que resolvam o problema: comprometimento com a mudança, esforço pela qualidade que salva, e sim, tornar cada vez mais utópico que é possível a reforma do Homem pelo prisma da Espiritualidade em todos os campos do saber humano. E concluo que, o conceito de utopia neste assunto em pauta, nada mais é que a incapacidade dos que não sabem fazer a boa comunicação, resultando nisso que vemos aí, homens adultos que vivem no mundo do 'faz-de-conta'.”

Leonardo Roustaing - 20 anos - São Paulo/SP

"No artigo 'A imprensa que fala com o jovem', a jornalista Lígia Martins de Almeida denuncia que o jovem hoje é tratado pela mídia como se resumisse a valores fúteis. No Dia Mundial da Religião, ele se apresenta como uma resposta a esse problema, antes de tudo de valores.

"A responsabilidade de Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus, no Fórum Permanente Jesus, é comunicar, debater a mensagem ecumênica do Cristo, que não se restringe apenas ao campo religioso, mas pode ser aplicada na política, na economia, enfim, em todas as áreas da atuação humana, estabelecendo, dessa forma, uma referência de valores eternos, que a juventude tanto precisa."

Daniel Guimarães – 18 anos - São Paulo/SP


São finalmente pensamentos sentimentos  e ações como de jovens deste nipe que me leva a reafirmar que O Bem vencerá no final!



Deus seja Louvado!

Nenhum comentário: