terça-feira, 31 de julho de 2012

Depressão na Terceira Idade e a Impórtancia da Família



·                             A família é essencial para vencer a depressão na terceira idade   



Tristeza persistente e falta de ânimo para realizar atividades que antes eram agradáveis. Esses sintomas podem ser vistos como uma coisa corriqueira, mas, caso sejam persistentes, precisam de acompanhamento médico: pode ser depressão. Em jovens da terceira idade, a doença é mais comum.






O psicólogo clínico, educacional e organizacional Alder Bonfim comenta alguns fatores que podem levar a uma depressão: "Na terceira idade, muitos idosos perdem os maridos ou esposas; há perdas significantes ao longo de suas vidas, os filhos já se afastaram, já casaram, e o idoso acaba ficando sozinho".

Nessa fase da vida, a saúde costuma ser mais frágil, o que também agrava: "Vêm as doenças degenerativas da terceira idade e acabam complicando ainda mais o quadro. Ninguém gosta de viver com dor; então, a pessoa vai ficando triste, e aquela doença persistente vai dando uma sensação de vazio, a pessoa vai perdendo o interesse pelas atividades que gostava de fazer, que eram agradáveis, prazerosas. Aí, sim, já está instalada a depressão".


FAMÍLIA

Mesmo com os muitos afazeres e compromissos diários, é essencial que os familiares reservem um tempo para visitar e conversar com os de mais idade. Dessa forma, fica mais fácil perceber os sintomas, como relata Bonfim: "É muito importante que a família e os amigos possam identificar: 'Minha mãe não era assim, ela está assim. Ela era uma pessoa alegre, feliz, que cantava, passeava, e agora ela não está querendo mais fazer isso'".




Neste processo, a família é fundamental, tanto na ajuda para o diagnóstico como para o tratamento: "Tem que levar a pessoa até o psicólogo ou o psiquiatra para fazer o diagnóstico adequado e seguir o tratamento". A resistência inicial tem que ser vencida: "Eles geralmente não têm vontade de falar. Por isso, alguém da família tem que fazer o acompanhamento, entender e ajudar a pessoa a fazer o tratamento".









                                            




MAIS IMPORTANTE: O AMOR

O psicólogo alerta que, acima de todo o apoio material, é essencial que o jovem da melhor idade tenha afeto: "A coisa mais importante é oapoio moral. É ter paciência,compreensão, dar o amor para a pessoa; o amor é o maior medicamento que existe, pode ter certeza!".

Hábitos saudáveis também ajudam a passar por este desafio. "Uma atividade física também é importantíssima, porque ela tem um efeito muito positivo na prevenção e até no tratamento de outros agravos comuns às pessoas idosas. Então, é muito importante as pessoas fazerem uma atividade física, terem uma alimentação saudável em legumes e frutas", pontou o psicólogo.

o                                                   
TRATAMENTO

O melhor tratamento, de acordo com o psicólogo, "é proporcionar ao idoso uma qualidade de vida: fazer que ele volte a sorrir; fazer as atividades que ele gosta de fazer, que eram agradáveis; passear; ir à sua igreja; fazer sua caminhada; ter uma relação com seus amigos, com seus familiares".

   



No tratamento para casos graves, é indicado o uso de medicamento: "A depressão leve a moderada podem ser tratadas sem medicação. Mas, a partir da moderada para a grave, ela tem que ser tratada com medicamentos".



o

Nenhum comentário: