domingo, 5 de agosto de 2012

Flores no Inverno-2

Flores no Inverno, foi a forma que escolhi para falar um pouco da rotina das idosas acolhidas no lar onde presto serviços de auxiliar  de enfermagem e cuidadora.
Para poder falar sobre cada uma delas, sem as identificar, resolvi nome-á-las com nomes de flores, já que nenhuma delas,trazem nomes de flores em seus nomes.
Rosa de Sharon
Assim, teremos nestas páginas, a Rosa de  Sharon, 

Rainha do abismo

a Rainha do Abismo,

 que mesmo com sua Demència, mas que apesar de ter a mente destrambelhada, ainda conserva a altivez, o orgulho, a prepotência que lhe marcou a personalidade forte, e que certamente lhe direcionou a vida.

Temos a Lírio dos Campos, linda, serena, atenta, generosa.


Lírio dos Campos
e também a Dália, 

Dália
uma flor que para mim na juventude  representou a elegancia e fineza de porte, sem perder a ternura; Adorava olhar o canteiro de Dálias cultivadas pela minha irmã, cujas flores lá no alto bailava ao sabor do vento, desafiando o equilibrio dos Beija-Flores e das Borboletas, que para lhes saborear o néctar, tinham que entrar na dança. Nossa Dália, nos raros momentos de lucidez, costuma dizer que fora no passado dançarina do corpo de baile de sua cidade. Se é real ou não, não importa, mas tenho cá pra mim  que sim, devido aos dedos calejados de seus pés.
Vitória Régia

E temos a Vitória Régia, isolada no seu mundo, inerte no leito, cercada de cuidados e carinhos de seus bondosos pais, e todos os funcionários do lar.
Estas são minhas Flores no Inverno, Inverno de uma existencia, de uma vida que definha ao sabor dos meses, dias, horas, requerendo carinho e cuidados e a proteção de pessoas extranhas, que se tornaram a sua familia nesta etapa da existencia. São mulheres-flores, mas se assemelham a velinhas queimando o pavio a espera do findar da cera.


Pode parecer impossível, mas  existem flores que florescem no Inverno, exibindo sua Beleza, Perfumes e Delicadeza.

Nenhum comentário: