quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Há Vida Após a Terceira Idade- Esporte, estudo, trabalho e laser


 A terceira idade é tempo do declíneo físico natural da vida humana, e com ele o aparecimento de enfermidades próprias da idade.
Hoje é natural que os profissionais da área da saúde aconselhem e estimulem a pratica de exercícios físicos como auxiliar  imprescindível na manutenção e na recuperação da qualidade de vida, e preservação da saúde.
Partindo desta conscientização, podemos ver resultados tão positivos quanto animadores.
É cada vez maior o numero de  idosos redescobrindo a alegria de viver e muito mais que isto, voltar a ser participativos, e úteis na sociedade em que vivem.
Partindo do condicionamento físico, das atividades em grupo, novas perspectivas foram se abrindo, e quem ganhou com isto foi a sociedade, a família, e os próprios idosos, que passam a ter vida ativa e produtiva.

A percepção do poder adquirir novos conhecimentos, retornar aos bancos escolares, retomando estudos abandonados a décadas passadas, para a criação de filhos e manutenção da família, faz toda a diferença a esses cidadãos que muita vez faz inveja aos jovens partidários da 'preguiça' e do "dulce far niente"

O que temos observado são pessoas que retornando a vida profissional, social, e cultural ativa, assinalam com um desenvolvimento pessoal e espiritual, encantados com a nova oportunidade de sentirem prazer nas novas descobertas.
O retorno ao mercado de trabalho então, é algo pra ser notado pela sociedade como um todo, pois ao contrário do que se tornou comum dizer e pensar, que um idoso não presta mais para o trabalho, deparamos com profissionais ciosos, responsáveis e comprometidos, que realizam suas tarefas com prazer e alegria. Alguém quer mais? Então      procure os que retornam às faculdades se especializando em áreas sonhadas no passado, e com um primor de invejar jovens.

Cá comigo, penso que alguns pontos podem e devem ser analisados: Por exemplo, a segurança, e a tranquilidade expressadas na serenidade adquiridas pelos anos vividos, são fatores a serem considerados; A valorização do tempo de dos valores são outros pontos importantes, pois não há mais perda de tempo com inutilidades, nem desperdícios.

Assim referiu uma senhora que após retornar aos estudos, estimuladas pelos resultados da prática de exercícios físicos, e interatividade com o grupo: Voltar a estudar, me deu a ideia e certeza de poder retornar ao mercado de trabalho, ambos abandonados por ocasião do casamento e da criação dos filhos; Ser aceita no mercado de trabalho foi a certeza de estar certa nas minhas convicções.
Poder ser útil, poder contribuir com toda a bagagem adquirida com os anos vividos, poder botar em prática os conhecimentos acumulados, que não estão escrito nos livros, exercitar a paciência, a tolerância, o amor fraternal e a alegria de viver é algo impagável., Ver a alegria de meus filhos e netos, ao notarem que a velha mãe e vó que caminhava meses antes a passos largos para um possível asilo, agora   em igualdade de condições com eles mesmos, não tem preço que pague.

 Imaginem: Aquela mulher que até bem pouco tempo, precisava de ajuda até para tomar banho, e hoje readquiriu autonomia e independencia, e que alem do trabalho está realizando o velho e quase perdido sonho de voltar a estudar, e faz tudo isto sozinha sem precisar de ajuda! É como renascer para a vida! E isto me lembra o título de um livro que li faz alguns anos bem sugestivo. "Quando eu voltar a ser criança" de Janusz Korczak . É saber-se realmente viva!

E quer saber? Não somos apenas nós quem vemos isto como algo  muito positivo, veja:


. **Os idosos estão voltando ao mercado de trabalho com tudo. Pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Hays, aponta que 20% das companhias contratam profissionais aposentados. Desse total, 75% para cargos técnicos, 33% para a diretoria e 28% para a gerência. O motivo: falta de mão de obra qualificada, redução de custos e, principalmente, amplo conhecimento técnico.
"É comum as empresas, por questões estratégicas, optarem por trocar dois profissionais juniores por um sênior, que trará mais expertise para o negócio. Principalmente quando a companhia passa por um período de contenção de gastos e que precisa dar uma guinada no mercado", comenta o gerente de expertise da Hays, André Magro.
Segundo o especialista, principalmente as áreas técnicas como de engenharia e de finanças e comercial estão bastante interessadas nesse público. Magro estima que o mercado ficará ainda mais aquecido para os profissionais com mais de 60 anos nos próximos oito anos por causa do aumento da demanda.
"Com a situação econômica favorável ao Brasil, muitas empresas estão trazendo novos projetos para o País. E são projetos de longo prazo, que necessitam de mais gente. E mesmo com o volume de profissionais que se forma todos os anos nas universidades, haverá um déficit de mão de obra. Por isso, os aposentados e seniores serão muito requisitado. Além de dominarem perfeitamente a sua área, trazem resultados imediatos à corporação. Muitos, inclusive, voltam ao mercado como consultores",

Nenhum comentário: