terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Democracia e os Candidatos Bisonhos

O nosso sistema político garantido pelo nosso sistema  democrático, garante que qualquer cidadão possa se candidatar a um cargo político.


Perfeito!
Porém sempre questionei e continuarei a questionar a qualidade  dos  candidatos que os partidos nos apresentam.
No meu humilde pensamento, penso que deveríamos ter uma ESCOLA DE POLITICO ou no mínimo um curso intensivo de preparação para que qualquer cidadão no gozo dos seus direitos, pudesse desenvolver as funções de representantes na co-administradores de uma população.
Hoje exige-se cursos preparatórios para qualquer profissional, alguém se  lembra da polêmica exigência para os profissionais de jornalismo? 
Ou os profissionais da saúde? 
Os professores, dos quais se cobram atualizações constantes?
 Os empregados domésticos? 
Os vigilantes e profissionais de segurança? etc, etc, etc?
Então , porque não para os políticos?
Ao contrário disto, fico a cada eleição mais desanimada com as figuras pitorescas e rocambolescas que se apresentam como candidatos. 
Os apelidos , as fantasias, ou a falta de 'verbo', chegam ao ponto do constrangimento, e parece que não se apercebem, parece que não tem assessoria, ou orientadores.
Que pena!

Nesta campanha, temos alguns exemplos: "Um bobão" fantasiado de "pungilista", outro usando uma peruca carnavalesca dos anos 60, que ficava muito bem nos personagens dos "Trapalhões",e( qualquer semelhança pode não ser pura coincidência), outro cujo apelido leva imediatamente ao sentido dúbio de mau gosto, e eu pergunto: quem que valorize o seu VOTO, o desperdiçaria com um personagem destes? 
Fala sério né?

Qualquer eleitor atualizado, sabe que esses personagens, tem a mesma função que a espuma para uma almofada, isto é; São os enchimentos dos partidos, que precisam de números, mas não se preocupam em preparar esses cidadãos para no mínimo apresentarem-se  de forma digna, com um mínimo de elegância, como indivíduos sérios e comprometidos com a importante e difícil tarefa de  representar e administrar uma cidade, e quanto mais uma metrópole como é o caso de Ribeirão Preto.
Sinto diante dos programas eleitorais gratuitos,  um misto de preocupação, vergonha e descrença, quando vejo por exemplo, um candidato usar de dados incorretos para tentar denegrir o seu concorrente de forma descarada e desrespeitosa, desconsiderando a inteligencia dos cidadãos atualizados, e confundindo aqueles que não podem seja lá por que motivo for, não se manterem atualizados com as realidades administrativas da cidade em que vive. 
Apresentam programas estapafúrdios, e ou utópicos, quando não completamente inadequados, e que jamais se realizariam, caso viessem a se eleger, visto que não governariam sozinhos, e que a edilidade constituída jamais concordariam. 

Muitos parecem que se incorporam de tamanha loucura, que fico a pensar que tais não tem família, pra lhes chamarem à realidade.
Eu tenho a certeza de que caso houvesse uma escola preparatória para candidatos a política, com uma grade séria consciente e realista, deixaríamos de ficar enojados e constrangidos diante dos programas eleitorais gratuitos; deixaríamos de nos sentir constrangidos diante dos candidatos Bisonhos!





Um comentário:

Lucelia silva artes disse...

amiga vi o selinho do lado mas fui comentar e pede a verificação de palavras ,da uma olhadinha ai ,,bjusss