sexta-feira, 24 de maio de 2013

Abricó de Macaco-

Descobri entre as árvores da praça das Bandeiras  que fica em frente a Catedral de nossa cidade, uma árvore curiosa; tirei algumas fotos rapidamente, porque estava apressada, com a câmera do celular, pensando em voltar mais calma e analisar melhor a espécie. O que me chamou a atenção, foram as flores, ainda em botões, que surgiam no tronco   no centro do canteiro, , desde baixo. Como ela é alta, e está bem meio a outras, foi dificil observar sua copa, seu formato





Voltei outra vez, mas também não obtive mais sucesso que na primeira vez. Pesquisando outras flores descobi encantada.
Então, trago aqui para nosso cantinho, para a  apreciação dos que curtem novidades em matéria de Natureza.
As fotos  sem marca d'agua foram tiradas da internet.


Abricó-de-macaco

Couroupita guianensis no Palácio Real de Phnom Penh, no Camboja

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Lecythidaceae
Género: Couroupita
Espécie: C. guianensis
Nome binomial
Couroupita guianensis

O abricó-de-macaco (Couroupita guianensis Aubl.; Lecythidaceae), também conhecido pelos nomes populares castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, macacarecuia, maracarecuia, amêndoa-dos-andes e amendoeira-dos-andes1 , é uma espécie de árvore originária da Amazônia que tem frutos redondos que pendem em cachos e flores exuberantes. 

É bastante usada em paisagismo urbano e em fazendas. 

Possui altura média entre 8 e 15 metros, fruto tipo baga, grande e redondo, e suas flores, muito perfumadas, saem diretamente do tronco.

Curiosidade:




Interessante que no Panamá, particularmente, na cidade Rio de Jesus, é considerada milagrosa, possivelmente porque floresce na Semana Santa.


Crenças a parte o abricó-de-macaco é notável por sua copa de forma piramidal, flores enormes que se soltam diretamente do tronco e os frutos, com 25 cm de diâmetro que, bizarramente, lembram balas antigas de canhão. 

Prefere clima quente e úmido.
Confira a ficha completa na Biblioteca de Espécies.
Autor: Raul Cânovas

FONTE:http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/05/abrico-de-macaco-couroupita-guaianensis.html DE MÁRIO FRANCO E WIKPÉDIA



Nenhum comentário: