sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Conselho Local da Saúde - Reunião mensal

                                 Conselho Local da Saúde - Reunião mensal

Devido a greve dos funcionários públicos da saúde, nossa reunião só foi possível nesta semana. o que aconteceu na tarde de ontem nas dependências da USF Che Guevara.
Na ocasião, nossa gerente doutora Claudir, nos relatou a chegada de  três médicos para ocupar as vagas de Clínica Geral.
Os doutores são: Dr Gustavo Zanelato Ferlin que atenderá a área AZUL  sob a coordenação da enfermeira Simone,com carga horária de 6 horas diárias; Dra. Érika, fica com a área Vermelha da enfermeira Ana Célia, também com carga horária de 6 horas, e dra. Lorna , áreas verde/amarela, com a enfermeira Rafaela,e carga  horária de  8 horas.
                              AGENDAMENTO DE CONSULTAS
Dra; Claudir, explicou que a demora em abrir as agendas, se deve ao programa interno de reorganização destas áreas, visando melhoria de cobertura e  acolhimento.
                             MARCAÇÃO DE EXAMES
Ainda devido ao período de paralisação, os exames de urgências está sendo  usado o sistema de encaixes na agenda.
Relatou ainda as saídas dos enfermeiros: Eder, Edenir e Gabriel, e a chegada dos enfermeiros: Luceir, Valcir e Luciani.
                               APRESENTAÇÃO DE SITUAÇÕES DE CONFLITOS
Apresentei a título de observação, para possível corrigenda, e ajustes quanto orientação clara e

objetiva nas coletas de exames; no caso, urina 24 horas, e a carência dos frascos fornecidos pelo laboratório. Fomos informados de que a todos os pedidos de materiais, sempre se entregam a metade, o que  certamente conflita com o numero de pedidos de exames.
Neste ponto, ficamos num impasse de difícil solução; ao que o conselheiro Célio demonstrou interesse em cobrar devidamente dos responsáveis.
Estes frascos são importantes, para a não contaminação do material e a confiabilidade dos resultados dos exames, principalmente por conta da proteinúria.
Comentado a necessidade sentida de se dar um maior apoio a funcionários iniciantes, no sentido de que estes se sintam mais confortáveis na relação com os pacientes e melhor adequação das salas de atendimento, com por exemplo a colocação de um visor na porta, o que diminuiria o hábito de bater na porta enquanto um usuário está sendo atendido.
A conselheira Elizabeth, trouxe a observação quanto a deficiência na manutenção da limpeza da unidade. Ao que foi explicado pela gerente doutora Claudir, que a unidade conta somente com duas funcionárias, sem 'folguista', nem reposição no caso de férias. O que está acontecendo neste momento, e que acontecerá no mês de março, já que voltando a funcionária de féria, a outra sairá na sequencia. Disse também, que esse trabalho é terceirizado, e apontou as falhas: Falta de gerenciamento, material necessário para uma higienização de acordo.
Foi levantado a situação do conjunto habitacional Palimiro Bim, cujos moradores sofrem com corte de água. O que tem levado alguns a se mudarem. Isto foi levantado,por conta de usuários com relevância médicas, incluindo uma adolescente especial que veio a óbito após a mudança de endereço.
Este problema mexeu com todos, visto que existe a presença de hidrômetros individuais para cada unidade residencial. (???).
Outra questão apresentada, diz respeito ao almoxarifado central e a permanente falta de material de reposição, para as unidades.

Dra.Maria Amélia, comentou que a turma de alunos da T.O. estagiando na unidade,  requer espaço para as diferentes oficinas terapêuticas, e que levará o caso a sra. Ruth, esposa do secretário dr. Stênio, na próxima reunião do PMAQ (Programa de Qualificação de Atendimento), cuja ideia é conseguir espaço nas unidades obsoletas da praça das Tecnologias. O que levou a conselheira  Elizabeth a se comprometer contactar seus contatos neste sentido.
Por mina vez, lembrei a disponibilidade do espaço físico da nossa sede social, dos moradores do Alexandre Balbo.Seria muito bom ter um trabalho dessa ordem dentro da comunidade; aprendizado para todos!
Finalizando, nossa próxima reunião está marcada para a primeira quinta-feira de março. 

Eunice T. Fomm conselheira
Conselho Local de Saúde
UFS Che Guevara

Nenhum comentário: