quarta-feira, 2 de julho de 2014

MENTRASTO

Ageratum conyzoides

Descrição : Planta da família das Compositae, tambêm conhecida como caatinga de bode, erva de São João falsa, celestina, erva de Santa Lúcia, mentraço, mentraz, menstruz, picão-roxo, camará-opela. Trata-se de uma erva anual, pilosa, ramosa; caule colíndrico, até 1 metro de altura; folhas ovadas,crenadas; flores esbranquiçadas ou lilases, dispostas em capítulos e astes em panículas; fruto tipo aquênio. Erva anual, bem ramificada e pilosa. As folhas são opostas, longo-pecioladas e ovaladas ou deltóideas. As flores são em capítulos corimbos-paniculados, nas cores lilás, roxo-azuladas ou brancas e aparecem nos meses de setembro e outubro. O fruto semente é um aquênio pequeno, de coloração escura, apresentando 4 ângulos. Sua reprodução é por fruto, e cultivadas, preferêcialmente em terreno úmido, sombreados e férteis. É uma planta facilmente encontrada em terrenos baldios, pomares e lavouras. As folhas e flores podem ser colhidas quando do aparecimento dos capítulos florais. É muito aromática e de sabor amargo.
Partes utilizadas : Partes aéreas, principalmente frescas.
Origem : América do Sul, especialmente no Brasil.
História: É usado pela medicina popular em todos os lugares por onde se espalhou, inclusive África, Java, Malásia e Filipinas. É planta usada em rituais afro­brasileiros.
Modo de conservar : As folhas e as flores podem ser utilizadas frescas ou secas à sombra, em logar seco e ventilado. armazenar em sacos de papel, de pano ou em vido.
Propriedades : Anti-reumático, antidiarréico, febrífugo, antiinframatório, carminativo, enemagogo.
Princípios Ativos : Resinas; Mucilagens; Ácidos: hidrociánico, linoleico AIcaIóides vaso-constrilores; Saponinas; Princípios amar· gos; Taninos; Óleos essenciais: a-pineno, B-pineno, mirceno, B-felandreno, sesquilelandreno, cadina-l,4-dieno, elernol, a e ?-terp;neno, r-cimeno, ocimeno, I3-cariofileno, eugenol, a-tujeno, benzaldeído, sabineno, sabineno­hidrato, Iimoneno, 1-8cineol, cis-B-ocimeno, terpinoleno, metil-eugenol, Iinalol, a-terpineol, citronelol, B,? e d­elemeno, a- gurjuneno, a- cubebeno, a-copaeno, a­bergamoteno, a-humuleno, B-bouboneno, E·B-fameseno, germacrenoD, nerolidol, spatulenol, B-bisaboIeno, epóxido de cariofileno, Alcalóides pirrolizidinicos: equinatina, Iicopsamina; Cumarinas: precoce no; Benzofuranos; Pig­mentos: 6,7 -dimetoxi-2,2-dimetilcromeno, 6-dime­toxiagerattocromeno, 6-vinil-dimetoxiageratocromeno, agerato-cromeno. Flavonóides: fridelina, n-hentriacontano, n-heptacosano, Iidedroflavona, nobiletina, n-nonacasona, quercetina, B- M sitosterol, estigmasterol, n-ticarcontano; O exocarpo de fruto contém fitomelano.
Indicação : Usado emcasos de resfriados e cólicas menstruais. Popularmente usada em banhos pelas apreturientes, para facilitar o trabalho de parto. Cólicas e gases intestinais, distensão do abdômen, cólica uterina; muco branco, resfriados, tosse, rinije alérgica, sinusije; Afecções das vias urinárias; Reumatismo agudo, artrose, contusões, dores musculares; Diarréia crônica, fezes pastosas, disenteria; Caspa, úlceras crônicas; Suavizante e deso­dorizante dos cabelos; Amenorréia, menopausa.
Modo de Usar
- pó das folhas bem secas e, bem peneiradas. Pode-se colocar em cápsulas gelatinosas de 200 mg. Tomar uma cápsula 2 ou 3 vezes ao dia. Pode, também, usar meia colherinha de café do pó misturado com mel, ou com água e açúcar 3 a 4 vezes ao dia;
- decocção de 4 a 6 g das folhas frescas (duas a três folhas). Tomar na dose 2 a 3 xícaras por dias: cólicas menstruais, resfriados, cólicas flatulênicas e uterinas, amenorréia, artroses, perfumar e suavizar o cabelos, caspa, beriberi, contusões, ferimentos abertos, infecções das vias urinárias; - cataplasma (uso externo), planta machucada, sobre as articulações: reumatismo;
- TM (tintura-mãe) a 10%: 50 g das partes aéreas em 500 ml de álcool a 50% (misturar 250 ml de água em 250 ml de álcool absoluto). Deixar em maceração de 2 semanas. Prensar, deixar durante 48 horas e então filtrar.
- infusão de 1 xícara (das pequenas de cafezinho) da planta seca picada em ½ litro de água. Tomar 1 xícara (chá) de 4 em 4 horas: cólicas menstruais;
- tintura de 1 xícara (das pequenas de cafezinho) da planta fresca picada em 5 xícaras de álcool. Deixar por uma semana, espremer e filtrar. Tomar 10 gotas em água 2 vezes ao dia (cólicas) ou aplicar em massagens locais (reumatismo/artrose); - pó: 1 colher das de café, do pó em água ou suco de frutas para cada dose a ser tomada. Tomar 3 a 4 vezes no dia: artrose;
- decocção de 20 g da planta inteira em 1 litro de água. Deixe amornar e despeje numa vasilha para mergulhar os pés ou as mãos durante 20 minutos, 2 vezes ao dia ou usar em compressas: reumatismo e artrose, analgésica e antiinflamatória;
- infusão de 1 colher de sopa da planta fresca em 1 xícara de água fervente. Abafe por 10 minutos e tome duas vezes ao dia.
- alcoolatura de uma xícara das de cafezinho da planta fresca para cada 5 xícaras de álcool. Tomar 10 gotas em água 2 vezes ao dia (cólicas) ou aplicar em massagens tópicas: reumatismo e artrose;
- infusão de 20 g da planta por litro de água. Tomar 4 a 5 xícaras por dia; - suco da planta fresca ou extrato da planta seca: inalação para renite e alergia, sinusite; hemorragias pós-parto; áximo 30 a 50 g da planta in natura ao dia.
Contra-indicações/cuidados: a planta contém alcalóides pirrolizidínicos que são hepatotóxicos. Não ultrapassar as doses recomendadas. Contra-indicada para diabéticos. Os tratamentos longos devem ser interrompidos por uma semana a cada mês. Altas doses por longos períodos provoca hipertensão arterial.
DICAS DO HERBOLOGÍSTA.
Digestivo estomacal; cicatrizante; eliminador de gases intestinais; colícas menstruais : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas e flores picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá de manhã, em jejum, e outra antes das principais refeições.
Dores reumáticas; dores localizadas; contusões : em uma panela de água fervente. coloque uma peneira, de modo que a mesma não toque na água e sobre a peneira um pano. Espalhe sobre o pano 3 colheres de sopa de folhas e flores frescas fatiadas e abafe. Mantenha no vapor até que a erva esteja morna. Retire o pano com a erva, e aplique na parte dolorida do corpo. Cubra com outro pano e deixe atuar durante 2 horas ou toda a noite.
Bronquites; tosses; catarros; gripes; febres: em 1 xícara de café, coloque 1 colher de folhas e flores picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 2 xícaras de café de açúcar cristal. Leve ao fogo até disolver 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças das somente metade da dose.
Menopausa; cólicas menstruais; tensão pré-menstrual : coloque 3 colheres de sopa de folhas e flores picadas em 1 garrafa de vinho branco. Deixa em maceração por 7 dias, agitando o líquido da garrafa de vez em quando e coe. Tome 1 cálice de vinho, antes das principais refeições. No caso de cólicas e tensão pré-menstrual, deve ser tomado 10 dias antes do início da menstrução.
Mentrasto
Farmacologia: Várias pesquisas laboratoriais validaram vários usos do mentrasto na medicina popular; Estudos in vitro mostraram que os extratos da planta inteira têm ação bactericida contra Staphylococusa aureus, Bacillus subtilis, Escherichia colui e Paseudomonas aeruginosa; Em estudos com animais foram demonstrados - relaxamento muscular e alívio sobre.a dor, confirmando seu uso popular como anti-reumático; Numa pesquisa feita com pacientes artríticos, aqui no Brasil, com o extrato aquoso da planta Inteira - 66% relataram diminuição da dor e inflamação e 24% relataram melhora na mobilidade após 1 semana de uso, sem efeoo. colaterais; Pesquisas na África em 2003, confirmaram seu uso tradicional na cicatrização de feridas em estudos com animais; Em uma outra pesquisa, na índia, revelou que o Mentrasto protegeu cobaias de danos causados por radiação e preveniu a formação de úlceras. Ambas as ações de proteção celular foram atribuídas, em parte, a um efeito antioxidante notado no Mentrasto; Foi descoberto também que ele tem efeito inseticida, pela interferência com o ciclo reprodutivo de várias espécies de inseto; Estudos de toxidade crónica e aguda, com ratos, realizados no Brasil revelaram que o Mentrasto não apre­senta toxidede nas doses recomendadas.
VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :
Posologia: Adultos:
: cápsulas de 200mg. Tomar 1 cápsula 2 ou 3 vezes ao dia ou Y2 colher de café (350mg) do pó em água 2 vezes ao dia para reumatismos; 10ml (10 gotas X 2) de tintura divididos em 2 doses diárias, diluídos em água em uso interno nas cólicas ou em massagens em articulações; 5g de planta seca ou 10g de planta fresca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de partes aéreasem infuso ou decocto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs em uso intemo para todas as indicações; 50g de planta fresca vaporizada ou pilada para emplastro em dores articulares, Contusões, feridas; 50g de planta fresca em infuso para banhos em extremidades atacadas por reumatismo; Suco de 20g da planta fresca ou 10 gotas de extrato líquido na água para inalação nas sinusites riniles;
Suco de 20g da planta fresca para - hemorragias pós­parto; Crianças tomam de 1/6 a Y2 dose, de acordo com a idade.



Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/mentrato.html#.U7QtNahdU1M#ixzz36KNM9jHE


Fonte:MENTRASTO

Nenhum comentário: