sexta-feira, 27 de março de 2015

A lição dos gansos


Gansos são aves que gostam de viver em bandos,   servem de guarda em propriedades, sua carne é muito apreciada na Europa, e de seu fígado se faz o famoso patê de ’’ fois grais’’. O voo de gansos selvagens em bandos, nos  ensina algumas lições, que eu não poderia deixar de colocar aqui:

"Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando numa formação em V, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se a ave voasse sozinha".
LIÇÃO: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade,  podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente.

"Sempre que um ganso sai da formação, sente resistência por tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando a aspiração da ave imediatamente à sua frente".
LIÇÃO: Se tivermos essa sensibilidade, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como a retribuirmos.

"Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e imediatamente, outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta".
LIÇÃO: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.

"Os gansos de trás, grasnam para incentivar e encorajar os da frente e aumentar a velocidade".
LIÇÃO: Precisamos nos assegurar de que o nosso grasno seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho.

"Quando um ganso fica doente, ferido, ou abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo ou morra. Só assim, voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de um  outro bando".
LIÇÃO: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis.
*(texto retirado da net, desconheço o autor)

Nenhum comentário: