sábado, 13 de junho de 2015

O pescador e o Turista - Conto

Muitas vezes trabalhamos tanto, mas tanto, que chegamos a adoecer. A cabeça dói, o corpo reclama, a paciência diminui. Mas já parou para pensar o objetivo de tudo isso? É para ser rico? Ter uma aposentadoria tranquila? Quantas vezes lamentamos “quando eu aposentar, eu faço”.






Esse texto do Conto do Pescador Mexicano fala sobre a importância de pensar o que queremos no nosso futuro. Em muitos casos, nós já podemos ter o que queremos: família unida, amigos reunidos, uma vida tranquila. É um texto para refletir sobre as decisões e a consequência que cada escolha terá na nossa vida.

pescador

O PESCADOR MEXICANO E O TURISTA AMERICANO

Um turista americano estava no píer de uma pequena aldeia na costa mexicana, quando um barquinho, trazendo apenas um pescador, atracou. O humilde homem tirava da embarcação uma grande quantidade de atuns avantajados.

O turista elogiou o pescador pela boa qualidade dos peixes e perguntou a ele quanto tempo demorou para fisgar os exemplares.

O mexicano respondeu timidamente: “Não demorou muito, não.”

O americano, intrigado, perguntou: “Por que você não ficou mais tempo pescando para conseguir mais peixes?”

E o mexicano respondeu: “Essa quantidade é suficiente para eu sustentar a minha família e comprar o que preciso.”

O turista retrucou: “Mas o que você faz com o resto do seu tempo?”

O pescador mexicano disse: “Eu durmo até tarde, pesco um pouco, brinco com minhas crianças, faço a siesta com minha esposa, dou uma volta na aldeia todas as manhãs, onde eu tomo um golinho de vinho e toco violão com meus amigos. Eu tenho uma vida bem cheia e ocupada.”

O turista zombou do pescador e disse: “Eu posso te ajudar. Preste atenção: se gastar mais tempo pescando, você terá lucro e poderá comprar um barco maior. Com os lucros do barco maior você poderá comprar várias embarcações. De repente, você terá uma frota de barcos de pesca. Em vez de vender o que pegou para um comprador intermediário, você venderá diretamente para o consumidor, e poderá até abrir sua fábrica de enlatados. Você poderá controlar o produto, o processamento e a distribuição. Você poderia deixar esta pequena aldeia e se mudar para a Cidade do México, depois para Los Angeles e pode até morar em Nova York, onde dirigiria o seu empreendimento, sempre em expansão.”

O pescador mexicano perguntou: “Mas quanto tempo isso demoraria?”

O turista respondeu: “De 15 a 20 anos.”

“Mas e depois?” – Perguntou o mexicano.

O turista riu e disse entusiasmado: “Essa é a melhor parte. Quando chegar o momento, você pode vender a sua empresa, e ficará muito rico. Você ganhará milhões de dólares.”

Sem entender o entusiasmo do americano, o pescador perguntou: “Milhões? Mas… e depois disso?”

O americano disse: “Depois você se aposenta. Se muda para uma pequena aldeia na costa pesqueira, onde poderá dormir até mais tarde, pescar um pouco, brincar com seus filhos, fazer a siesta com sua esposa, andar pela aldeia todas as manhãs, bebericar um pouco de vinho e tocar violão com seus amigos.”

– autor desconhecido –

~ Guta ~
https://viversempressa.wordpress.com/category/historias-que-inspiram/

Nenhum comentário: