sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Honestidade Ajuda a Envelhecer com Qualidade!


Alguns Pensamentos sobre Envelhecer:

·          Refletindo para envelhecer com qualidade!
·          O que é envelhecer?
·          Será uma palavra "feia" que não deveria ser dita?
·          Somos culpados por envelhecer?
·          Envelhecimento é para os "fracos"?
·          Com a idade chegam à percepção de mudanças, sensações e comportamentos a respeito do envelhecimento.
Há muitos clichês ou chavões sobre o envelhecimento tremendamente superficiais ou falsos como: Tenho sessenta anos e me sinto com vinte. Ou ainda: Só envelhece quem quer. E coisas desse tipo.
É bom buscar envelhecer com qualidade; mas o envelhecimento deve ser visto de maneira mais honesta!
Por exemplo: Uma pessoa feliz, com boa qualidade de vida; saudável que tenha 75 anos de idade. Poderá ser um bom referencial e estímulo para outras pessoas que estejam caminhando para a mesma idade. Porém, quando ela diz que se sente como se tivesse 50 ou 30. Já esta discriminando sua própria faixa etária. Será que para sentir-se bem em determinada fase da vida, deve-se negá-la? Serviria bem mais de estímulo para outros dizer: Tenho 75 ou 60, 56 (não importa) com boa qualidade de vida! Você também poderá ter. Do que dizer: Sou uma anomalia inalcançável tenho 60 anos. Desprezo toda experiência, todas as coisas boas que já conquistei; todos os exemplos bons que estou deixando para a próxima geração. Sinto-me como se  tivesse 20 anos. (Na verdade isso é impossível, ninguém com 60 se sente como se tivesse 20 anos). Também, deixa para muitos a impressão de que essa seja a coisa certa a ser feita. De que quem não tiver essa sensação de 20 esteja falhando. Ou, não soube envelhecer.
Há muitas coisas que podem ser feitas para se envelhecer com qualidade. Ou mesmo para se ter qualidade de vida em qualquer faixa etária. Alias o que é feito durante toda uma vida terá influência no envelhecimento. Porém, como em outros aspectos da existência, nenhuma pessoa é igual à outra.
Pode-se ter o alvo de: Eu, quando for velha, quero ser uma velhinha bonitinha! Moderna e alegre! Isso como alvo, principalmente se acompanhado de atitudes apropriadas é louvável! Mas, atenção! Como cobrança, será tremendamente injusta e frustrante.
Muitas vezes, as mudanças que vem com o envelhecimento, fazem parte de uma deterioração natural da vida. E cobrança fora da realidade, vinda da própria pessoa ou de outras só trará mais sofrimentos e frustrações.
Assim como temos que encarar com honestidade os problemas da criança, do adolescente para melhor ajudá-lo. Também, se vistas com mais realismo e praticidade as características naturais do envelhecimento, pode-se ter uma vida mais saudável e feliz!

Nenhum comentário: