quarta-feira, 9 de setembro de 2015

De Flávio Aguiar para Dilma Roussett

_Tem pessoas tão maravilhosamente sensíveis que ao lermos seus escritos, desejamos emoldurar em um quadro, postar em nossa sala de trabalho e poder reler todos os dias!
                                     ******
''Flávio Aguiar a Dilma Rousseff: Resista, senhora presidenta. O Brasil e o povo brasileiro são maiores

publicado em 08 de setembro de 2015 às 13:17
dilma 7 de setembro
Carta à presidenta Dilma Rousseff
O Brasil e o povo brasileiro são maiores: resista, senhora presidenta. A História não os perdoará. E lhe acolherá de braços abertos.
Cara Presidenta
Fique. Um dia, um predecessor seu, é verdade que “no tempo do Rei”, antes de “no tempo do Império, teve a coragem de dizer “como é para o bem estar de todos e a felicidade geral da Nação, digam ao povo que fico”. Logo depois veio a Independência do Brasil.
Agora, quem se levanta contra a senhora não são mais as Cortes de Lisboa. Aliás, o primeiro-ministro português, conservador, sério, desmentiu as aleivosias que levantavam contra o ex-presidente Lula.
Quem se levanta agora contra a senhora são membros de um tipo de gente que protesta contra ter que pagar salário mínimo para uma empregada doméstica, sem falar nos encargos sociais. Gente que considera que os golpistas de 64 cometeram um erro: não mata-la (!). Gente que baba ódio e espuma grosseria, confundem críticas com insultos.
Ou então são jornalistas que querem ganhar o “Prêmio Carlos Lacerda do Século XXI”. Como não conseguiram derrubar o ex-presidente Lula durante os seus mandatos, querem agora que senhora “caia” e que ele “vá para a cadeia”.
Ah sim, há a brigalhada sobre quem vai ser o candidato conservador em 2018. Esta briga se dá entre os pré-candidatos. Parecem os republicanos nos Estados Unidos, cada um querendo parecer mais reacionário que o outro, cortejando gente que se pauta por mensagens anti-civilizatórias, gente que é contra limites de velocidade que protejam as vidas humanas, contra ciclovias, contra o avanço do transporte público no lugar do transporte individualista, contra corredores de ônibus, contra direitos sociais, contra transferência de renda, contra proteger os desprotegidos, gente que acha que na Europa viajar de ônibus e trem é legal mas no Brasil só quer mais espaço para o seu carrão.
Presidenta: muito se escreve sobre seu abandono do cargo – por sua “livre e espontânea vontade”, ou então sob a força de um impeachment que, na verdade, não tem qualquer base legal.
Resista, presidenta. Em nome do que a senhora resistiu quando estava diante de seus algozes, que ocultavam o rosto, com medo do julgamento da História, assim, com H maiúsculo, que tritura as ratazanas que agem sempre com minúsculas e nas sombras de seus projetos inconfessos.
A senhora tem uma divida para com o povo brasileiro, que a elegeu legitimamente em outubro do ano passado. Essa divida é o seu mandato. Tem gente que ficaria feliz se a senhora enfiasse uma bala no peito, como fez Vargas em 54. Ou que fosse derrubada por um golpe civil-militar, como em 64 no Brasil, ou só civil, como o que derrotou Al Gore nos Estados Unidos ou Lugo no Paraguai. Resista, presidenta.
A senhora tem o apoio do que é o melhor na sociedade brasileira, latino-americana e mundial. Pense nisto a cada dia, a cada noite de sua trajetória. E não se entregue, como a senhora não se entregou quando esteve no cárcere.
Há gente que pensa que a sociedade brasileira deveria ser como o cárcere para onde a senhora foi levada quando da ditadura.
O Brasil e o povo brasileiro são maiores do que isto.
Resista, senhora presidenta.
A História não os perdoará.

E lhe acolherá de braços abertos.''
Fonte: Aqui

Nenhum comentário: