segunda-feira, 10 de julho de 2017

Brasil, um país miscigenado onde se perseguem os Negros








Resultado de imagem para policial prendendo negro
cartunista Carlos Latuff. *“A política de segurança pública militarizada tem como alvo os pobres e excluídos, ‘inimigos eternos’ sujeitos ao extermínio”, Juiz João Batista Damasceno.“

Postado por Vera Dumas:
"Essa semana estava voltando num ônibus do centro da cidade do Rio de Janeiro e um policial entrou no ônibus e foi direto a um jovem negro que estava sentado ao meu lado.... pediu os documentos e o rapaz prontamente entregou... revistou o rapaz e olhou a mochila que ele carregava.... até ai fiquei calada.... embora estivesse incomodada com o fato de só ter abordado esse rapaz... o ônibus não estava cheio... tinham muitos lugares vazios... Bom... por fim o policial dá a seguinte sentença ao rapaz... VOCÊ VAI TER QUE SALTAR E ME ACOMPANHAR ATÉ A DELEGACIA.... o olhar do rapaz era de confusão e medo... então como sou BOCUDA não consegui ficar calada... pensei em um filho meu... o rapaz tinha idade pra ser... ai falei... POR QUE O SENHOR VAI LEVA-LO??? ELE É SUSPEITO DE ALGO??? FOI DENUNCIADO??? O SENHOR ACHOU ALGO DE ESTRANHO COM ELE OU NAS COISAS DELE???
O policial com cara de poucos amigos pq eu estava questionando disse... não... não encontrei nada... e não há denúncia... é só pra averiguação.... ai o policial me perguntou..... VOCÊ É MÃE DELE??? eu disse não.... VOCÊ É ALGUMA COISA DELE??? eu disse não... ENTÃO POR QUE A SENHORA ESTÁ SE METENDO??? já com ar ameaçador disse... A SENHORA QUER OBSTRUIR A JUSTIÇA??? então eu disse..... NÃO MEU CARO... O SENHOR É POLICIAL... E QUE EU SAIBA A JUSTIÇA É FEITA POR JUÍZES.... PROMOTORES E ADVOGADOS... E ESTE NÃO ME PARECE O CASO...
o policial então pareceu muito irritado com o que eu disse e se virou pro restante dos passageiros como que querendo aprovação e disse... NÃO INTERESSA, ELE VAI COMIGO... ai eu não consegui me controlar e disse.. ENTÃO EU TAMBÉM VOU... isso se seguiu a um senhor também negro que estava sentado duas cadeiras atrás de mim.... esse senhor disse EU TAMBÉM VOU... ai foi um falatório... vários passageiros disseram EU TB VOU... ai então eu disse... VAMOS TODOS ENTÃO.... MOTORISTA DÁ PRA VOCÊ LEVAR A GENTE??? uma mulher que estava sentada lá na frente disse... DEIXA A POLICIA LEVAR ELE... ESSE CARA PODE QUERER NOS ASSALTAR... mas a maioria das pessoas começaram a gritar... o policial visivelmente contrariado disse...VOCÊS PODEM ESTAR PROTEGENDO UM MELIANTE... MAS VOCÊS É QUE SABEM... QUEREM ELE NO ÔNIBUS ENTÃO QUE FIQUEM COM ELE..
e saiu do ônibus esbravejando... a viagem seguiu e o rapaz estava visivelmente amedrontado... puxei conversa e fiquei sabendo que tinha se formado na CEFET ano passado e estava cursando engenharia robótica na UFRJ... detalhe vi as carteiras da CEFET e da UFRJ.... ele estava tão nervoso com a abordagem que nem pensou em mostrar esses documentos.... ele ligou pra mãe... contou o ocorrido e me pôs pra falar com ela...m ela estava indignada e me agradeceu dizendo que ele tem 19 anos.... é muito estudioso e tímido.. tem dificuldade em se defender e fica sem ação quando confrontado...
Pergunta que não quer calar.... PORQUE O POLICIAL QUERIA LEVAR AQUELE RAPAZ??? SERÁ QUE SE ELE FOSSE LOIRO DE OLHOS AZUIS ELE TERIA A MESMA VONTADE DE RETIRA-LO DO ÔNIBUS? ??
HOJE AO LER ESSA NOTÍCIA QUE ESTOU POSTANDO ACHEI QUE DEVERIA CONTAR ESSA HISTÓRIA PORQUE NÃO É UM CASO ISOLADO NÃO. .
UM PAÍS MISCIGENADO COMO O NOSSO NÃO PODE ACEITAR ESSAS POSTURAS..."
(Postado por Vera Dumas)

*Origem da imagem, com boas reflexões a respeito. Veja e tire suas conclusões:https://flitparalisante.wordpress.com/2013/08/30/policial-fardado-atirando-contra-um-homem-negro-crucificado/

Nenhum comentário: